Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    27 de julho: Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

    há 4 anos


    No dia 27 de julho, no Brasil, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data é símbolo da luta por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho e propõe uma reflexão sobre como os ambientes e processos de trabalho podem determinar tanto a saúde quanto os acidentes e o adoecimento dos trabalhadores. Mais ainda, evidencia a necessidade de adoção de medidas e ações preventivas para mudar o atual cenário de morbimortalidade dos trabalhadores no Brasil.

    Ressalta-se que manter ambientes e processos de trabalho saudáveis é uma responsabilidade compartilhada entre empregadores e trabalhadores. A participação dos trabalhadores é essencial no processo de identificação das situações de riscos presentes nos ambientes de trabalho, assim como as repercussões dos riscos sobre a sua saúde.

    Desse modo, a implantação de programas de prevenção ao adoecimento deve ser pensada e efetivada pelo empregador junto com o pessoal de Segurança e Saúde no Trabalho e fomentada uma cultura de cumprimento das normas exaradas pela direção.

    Empregados saudáveis produzem mais e tem menos absenteísmo, o que leva a uma maior economia do empregador com plano de saúde, readaptações, contratação e treinamento de novos empregados e indenizações trabalhistas, incluindo pensões vitalícias. Investir num bom programa de saúde e segurança do trabalho é investir em saúde financeira da empresa e integrado a um programa de governança/compliance, pode gerar ainda mais frutos.

    Observe-se que os dados de doenças e acidentes relacionados ao trabalho apontam número relevante de registro entre 2007 e 2017: 1.324.752 casos foram registrados, sendo:

    Acidentes de Trabalho - 703.193 acidentes de trabalho graves, 466.137 acidentes de trabalho por exposição a material biológico e 50.841 intoxicações exógenas (exposição a substâncias químicas) relacionadas ao trabalho.

    Doenças relacionadas ao trabalho - 77.732 casos de LER/Dort, 8.607 casos de transtornos mentais, 6.645 casos de perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR), 6.554 casos de dermatose ocupacional, 3.810 casos de pneumoconiose, e 1.233 casos de câncer ocupacional. Proporcionalmente, os casos de câncer ocupacional tiveram o maior aumento de número de casos, apresentando um incremento de 3.800%.

    Tais dados demonstram mais gastos para empregadores e Estado (aposentadorias por invalidez precoces e auxílios doença/acidente) e menor qualidade de vida das pessoas.

    Todos saem ganhando com o investimento na saúde do trabalhador, em especial o empregador.

    Dados estatísticos : http://www.blog.saúde.gov.br/index.php/53444-dia-nacional-de-prevencao-de-acidentes-de-trabalho-27-de-julho

    • Sobre o autorAdvogada trabalhista
    • Publicações30
    • Seguidores26
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações106
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/27-de-julho-dia-nacional-de-prevencao-de-acidentes-de-trabalho/883494982

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)